Documentos para Reembolso

Onde entregar os documentos:

  • Na entidade empregadora, a melhor solução para os beneficiários titulares no ativo
  • Nos Balcões Multisserviços, das Lojas do Cidadão, das Câmaras Municipais e CTT.
  • Por via postal, para o endereço que lhe possa ser especificado, ou para:
    ADSE/regime livre
    Praça de Alvalade, n.º 18,
    1748-001 Lisboa
  • No atendimento ao público da Direção-Geral, na Praça de Alvalade, n.º 18, em Lisboa:
    – segunda a sexta-feira das 09:00h às 16:00h
  • Na Caixa Rápida, na Praça de Alvalade, em Lisboa, no:
    – N.º 18 – no horário de atendimento ao público
    – N.º 18 A – em horário alargado

Não se esqueça:
Os beneficiários titulares, afetos a entidades integradas na Administração Local e Regional, sem acordo de capitação dirigem o pedido de reembolso à sua entidade empregadora, a quem compete processar e pagar os reembolsos. Este grupo de beneficiários tem um cartão da ADSE com as siglas: CA, RM e RA.

Que documentos deve entregar?
Os documentos a apresentar no pedido de reembolso, são, em regra, os seguintes:

  • Documento original comprovativo de pagamento – recibo, fatura/recibo ou fatura com nota expressa de liquidação;
  • Prescrição médica.

A prescrição médica pode não ser exigida, como é o exemplo das consultas médicas.

Pode ser necessário proceder à entrega complementar de outros documentos específicos, como é o exemplo das despesas com transportes.

Através das tabelas de regime livre ou da simulação de reembolsos, pode confirmar os documentos específicos para cada ato/cuidado de saúde.

Na frente dos documentos tem de constar, o nome e o número do beneficiário, a quem foram prestados os atos ou cuidados de saúde. Os documentos comprovativos de pagamento devem discriminar os atos ou cuidados de saúde prestados e os respetivos valores pagos.

Evolução do pedido de reembolso

Pode acompanhar a evolução do pedido de reembolso através da ADSE DIRETA.

O acesso tem um processo de autenticação, o mesmo da Autoridade Tributária e Aduaneira, sendo necessária uma senha e o seu número de contribuinte. Este processo de autenticação também admite a utilização do cartão do cidadão. A senha é atribuída depois de se registar em http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/adesaoForm.action

Como é pago o reembolso

O reembolso é pago por transferência bancária, para a conta do beneficiário titular registada na ADSE. Verifique na ADSE DIRETA o seu Número de Identificação Bancária (IBAN).