Jacinto Guerreiro   Jacinto Manuel Salvador Guerreiro

 

Nasceu em 30 de setembro de 1965

Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e Pós-Graduado em Curso de Especialização em Ciências Documentais na opção de Arquivo pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Curso de Formação Especializada em Gestão Pública – FORGEP, pelo INA

Mestrando em Ciências da Documentação e Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Chefe de Divisão de Gestão Documental na ADSE, desde 2006.

Acompanhamento do processo de implementação e desenvolvimento dos sistemas de gestão eletrónica de documentos, nomeadamente: Sistema de Informação de Reembolsos, Sistema de Informação de Expediente, Sistema de Informação de Gestão Documental e Sistema de Conferência de Faturação.

Elaboração de normas e procedimentos, preparação e digitalização de documentos, controlo de qualidade da imagem e classificação por tipologias documentais.

Reestruturação dos espaços/depósitos de arquivo, utilização de instrumentos normativos, implementação da informática nos serviços de arquivo e requisição eletrónica de documentos.

Técnico Superior de Arquivo da Direção Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública, de 2001 a 2006.

Universidade Católica Portuguesa/Centro de Estudos de História Religiosa, desenvolveu trabalhos de investigação, levantamento e tratamento de documentação, controlo e aplicação de normas de referência, de 1993 a 2001.

Universidade Católica Portuguesa/ Secção de Catalogação da Biblioteca Universitária, de 1989 a 1993.

Participa no Grupo de Trabalho e Reflexão sobre Arquivística do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

Participou nos Grupos de trabalho da Secretaria Geral do Ministério das Finanças e da DGLAB/Torre do Tombo, para a elaboração do projeto de gestão de documentos e arquivos, do governo português, ao nível dos trabalhos de elaboração da Macroestrutura Temática e Macroestrutura Funcional e recentemente no Projeto ASIA – Avaliação Supra Institucional da Informação Arquivística.

Membro voluntário de Instituição Particular de Solidariedade Social.

É autor de várias publicações nas áreas da História e Cultura contemporâneas, resultado do trabalho desenvolvido ao nível da pesquisa, organização, levantamento e tratamento documental, expresso em artigos de revistas e capítulos de livros já publicados.

Formação profissional

Curso de Inovação Estratégica e Inteligência Competitiva, INA

CAP – Curso de Aptidão Pedagógica, CDRH

Formulação de Objetivos, INA

O Novo SIADAP – Avaliação do Desempenho, INA

Estratégias da Qualidade em Serviços Públicos, INA

Curso de Formação sobre o Programa Arqbase, UCP

Metodologias de elaboração de Instrumentos de Descrição Documental, UCP

Salvaguarda e Valorização dos Arquivos, aspetos legais, económicos e organizativos, FCSH

Curso Livre de Heráldica, Genealogia e Arquivos de Família, FCSH