Amélia Lopes   Maria Amélia Martins Algodres Calisto Lopes

 

Nasceu em 9 de abril de 1958.

Bacharel em Secretariado de Administração (variante Inglês e Alemão) do Instituto Superior Línguas e Administração – ISLA, 1980.

Licenciada em Estatística e Gestão de Informação, pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa, 1996.

Mestre em Ciências da Educação, variante de Gestão Educacional da Universidade Católica Portuguesa, 2001.

Programa de formação em Gestão Pública – FORGEP, INA, 2007.

Secretariou o Complexo Interdisciplinar (área de Investigação Informática) na Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior Técnico, 1980.

Professora de Inglês na Escola Secundária Fernando Pessoa, Ministério da Educação, 1980.

Início de funções públicas na Assistência na Doença aos Servidores Civis do Estado – ADSE, 1981.

Técnica de 2ª Classe do quadro da Assistência na Doença aos Servidores Civis do Estado (ADSE), precedendo concurso e aprovação em estágio probatório, com discussão de trabalho e de relatório de estágio, 1993.

Técnica superior de 2ª classe do quadro da Direção-Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública, 2000.

Chefe de Divisão de Relações Públicas, 2005.

Elaborou estudos sobre a Saúde em Portugal e relativo à Análise do Sistema de Informação do Gabinete Técnico de Informação e divulgação (ADSE), no âmbito do estágio para ingresso na carreira técnica superior.

Manual de Procedimentos – a aplicar nos Balcões da ADSE das Lojas do Cidadão de Lisboa e Porto.

Semana da Divulgação da ADSE nas Lojas do cidadão de Lisboa e Porto – participação nas sessões preparatórias do evento; conceção dos suportes de imagem – placards do stand da ADSE; acompanhamento da execução gráfica e montagem desses suportes de imagem; apoio na coordenação dos aspetos logísticos.

Representação da ADSE em reuniões de parceiros no âmbito dos Projetos de iniciativa do Instituto para a Gestão das Lojas do Cidadão e no âmbito do Cartão Europeu de Seguro de Doença de iniciativa da Segurança Social.

Participação em ações de formação aos operadores dos Postos de atendimento ao cidadão (a funcionar nas Câmaras Municipais) e Postos de Atendimento Múltiplo (a funcionar nas Lojas do Cidadão).

Projeto “Prémio As Melhores Práticas na Administração Pública”.

Preparação da Candidatura ao “Prémio As Melhores Práticas na Administração Pública” promovido pelo Diário Económico e a Empresa Deloitte & Touche” em 20 de fevereiro de 2003, tendo sido atribuído o Prémio para “Melhor Gestão de Atendimento ao Público/Gestão de Reclamação”.

Chefe da Divisão de Relações Públicas, Maria Amélia Martins Algodres Calisto Lopes

Email: mlopes1@adse.pt
Contacto telefónico: 210059910

Alexandra Nobre   Alexandra Sofia Nobre Moreira

 

Nasceu em Lisboa em 10 de fevereiro de 1974.

Licenciada em Direito, em Ciências Jurídico-Civilistas, ministrada pela Universidade Autónoma de Lisboa, Pós-Graduada em Direito das Autarquias Locais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Pós-Graduada em Ciências Jurídico-Públicas pela Universidade Católica de Lisboa.

Diretora de Serviços de Informação e Relações Públicas da ADSE, desde 2013.

Administradora dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, com a tutela das Áreas Jurídica, de Recursos Humanos e Social, entre 2009 e 2013.

Assessora Jurídica do Vereador com os pelouros Financeiro, Patrimonial, Comércio e Abastecimentos, Turismo e Empresas Municipais, da Câmara Municipal de Lisboa entre 2005 e 2007.

Advogada no Departamento Jurídico da Câmara Municipal de Lisboa entre 2002 e 2010.

Advogada Sénior, em Sociedade de Advogados entre 2007 e 2008.

Consultora Jurídica no Instituto de Emprego e Formação Profissional, do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, para as áreas do Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS) em 2002.

Estágio da Ordem dos Advogados em 2002.

Curso de Formação Avançada em Liderança e Gestão de Equipas. Curso de Social Media Marketing e Gestão de Páginas do Facebook. Formação em diversas áreas do Direito Administrativo, tais como: O Novo Código dos Contratos Públicos, O Novo Contencioso Administrativo – Principais Aspetos e Alterações, Regime Jurídico das Contra-Ordenações, Reabilitação Urbana – Experiências, Instrumentos e Perspetivas, O Novo Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, Os Princípios Conformadores da Atividade Administrativa e Regime Jurídico de Empreitadas e Obras Públicas.