Diretora de Serviços,  Maria Laura Veríssimo Dias

Email: mdias@adse.pt
Contacto telefónico: 210059034

Compete à Direção de Serviços de Beneficiários:

  • Proceder à inscrição de beneficiários;
  • Efetuar as alterações e atualizações ao registo da situação de beneficiário e suspender e anular a respetiva inscrição;
  • Emitir ou renovar os cartões de beneficiário;
  • Estudar a evolução e a caracterização do universo dos beneficiários;
  • Instruir os processos de celebração de acordos com organismos dotados de autonomia administrativa e financeira e com outras instituições que reúnam as condições legalmente estabelecidas;
  • Acompanhar os acordos celebrados e garantir o seu cumprimento;
  • Tratar e verificar a informação remetida pelas entidades responsáveis por reter o desconto obrigatório para a ADSE I.P.;
  • Desenvolver a ação social com vista à proteção do beneficiário e sua família, em situação económica desfavorável;
  • Organizar, instruir e informar processos de pedidos no âmbito da ação social;
  • Participar no planeamento e na elaboração do relatório de atividades;
  • Potenciar a utilização dos instrumentos do governo eletrónico;
  • Salvaguardar a articulação com a Direção de Serviços de Informação e Relações Públicas na avaliação das reclamações e na preparação da resposta respetiva, bem como no apoio aos serviços e Organismos com acordos.

 

Diretor de Serviços, António Costa Coelho

Email: ajcoelho@adse.pt
Contacto telefónico: 210059080

Esta Direção de Serviços é composta por 3 divisões:

Divisão de Processamento de Reembolsos
Divisão de Controlo da Prestação Convencionada
Divisão de Gestão Documental

Compete à Direção de Serviços de Administração de Benefícios:

  • Gerir a rede de prestadores convencionados;
  • Analisar a candidatura de prestadores para celebrar convenção, acordo, protocolo ou, ainda, para a prestação de novos cuidados;
  • Propor a celebração, revisão, suspensão e denúncia de saúde e convenções, acordos e contratos com prestadores de cuidados de organizar e instruir os respetivos processos;
  • Divulgar os preços dos prestadores convencionados;
  • Realizar estudos sobre a prestação de cuidados de saúde, designadamente sobre os preços e novos cuidados de saúde;
  • Realizar estudos sobre o sistema de benefícios da ADSE I.P.;
  • Organizar um sistema de gestão e avaliação da atividade desenvolvida pelos prestadores convencionados e do Serviço Nacional de Saúde, bem como das farmácias, no âmbito da ADSE I.P.;
  • Organizar um sistema de gestão e avaliação do regime livre;
  • Propor as regras e os montantes das comparticipações, no âmbito do regime livre;
  • Publicar e divulgar as tabelas de comparticipações;
  • Processar e conferir a faturação relativa a cuidados de saúde prestados pelos convencionados, estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde e farmácias;
  • Processar as comparticipações a pagar aos beneficiários quando acedem ao regime livre;
  • Propor o adiantamento das verbas necessárias às deslocações dos beneficiários para prestação de cuidados de saúde no estrangeiro;
  • Processar a comparticipação em despesas por apoio domiciliário e por internamento em lares;
  • Participar no planeamento e na elaboração do relatório de atividades;
  • Potenciar a utilização dos instrumentos do governo eletrónico;
  • Salvaguardar a articulação com a Direção de Serviços de Informação e Relações Públicas na avaliação das reclamações e na preparação da resposta respetiva, bem como no apoio aos prestadores e beneficiários.

 

Diretora de Serviços, Maria de Lurdes Gameiro Brito

Email: mgameiro@adse.pt
Contacto telefónico: 210059972

Compete à Direção de Serviços de Consultadoria Médica e Verificação da Doença:

  • Assegurar o processo de verificação domiciliária da doença dos funcionários e agentes da Administração Pública;
  • Gerir o funcionamento das juntas médicas da ADSE, promovendo o cumprimento da sua missão;
  •  Selecionar e contratar médicos para participar nas juntas médicas;
  • Emitir parecer sobre situações clínicas dos beneficiários de que dependa o reconhecimento de um direito ou benefício atribuído pela ADSE I.P.;
  • Prestar consultadoria médica;
  • Participar no planeamento e na elaboração do relatório de atividades;
  • Salvaguardar a articulação com a Direção de Serviços de Informação e Relações Públicas na avaliação das reclamações e na preparação da resposta respetiva, bem como no apoio aos prestadores e beneficiários.

 

Diretor de Serviços, João Ramiro Henriques Lisboa Loureiro

Email: jloureiro@adse.pt
Contacto telefónico: 210059940

Esta Direção de Serviços é composta por 2 Divisões:

Divisão de Gestão Orçamental e Financeira

Divisão Administrativa e Logística

 

Compete à Direção de Serviços Administrativos e Financeiros

  • Elaborar as propostas de orçamento da ADSE I.P.;
  • Controlar a execução orçamental e financeira;
  • Elaborar e organizar os documentos de prestação de contas;
  • Elaborar indicadores de atividade e financeiros;
  • Proceder ao registo contabilístico;
  • Gerir a tesouraria;
  • Cobrar as receitas próprias e pagar as despesas;
  • Vender impressos;
  • Apurar as capitações;
  • Promover a constituição, reconstituição e liquidação de fundos de maneio do orçamento;
  • Pagar as comparticipações aos herdeiros devidamente habilitados;
  • Assegurar a gestão das quotizações e dos reembolsos dos organismos autónomos, Regiões Autónomas, autarquias locais e outras entidades e, bem assim, das receitas provenientes dos acordos de capitação;
  • Assegurar a gestão e manutenção das instalações, equipamentos e parque automóvel;
  • Assegurar a aquisição de serviços e o aprovisionamento de bens;
  • Preparar, realizar e gerir os contratos de fornecimentos de serviços, designadamente de aluguer, arrendamento e assistência técnica;
  • Propor medidas de gestão de recursos humanos e assegurar a sua execução;
  • Participar na organização e acompanhar a realização dos processos de recrutamento e seleção de pessoal e assegurar o apoio necessário júris dos concursos;
  • Assegurar o processamento das remunerações e outros abonos do pessoal, bem como proceder à liquidação dos respetivos descontos;
  • Assegurar o cumprimento das normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • Coordenar as atividades do pessoal auxiliar;
  • Elaborar o balanço social;
  • Organizar, em articulação com os serviços, a formação;
  • Coordenar a avaliação do desempenho;
  • Participar no planeamento e na elaboração do relatório de atividades;
  • Salvaguardar a articulação com a Direção de Serviços de Informação e Relações Públicas na avaliação das reclamações e na preparação da resposta respetiva, bem como no apoio aos prestadores e beneficiários.

 

Diretora de Serviços, Sandra Luísa Fernandes Ferreira Pereira Neves

Email: sneves@adse.pt
Contacto telefónico: 210059930

 

Compete à Direção de Serviços de Informática:

  • Participar na definição das linhas de orientação estratégica do sistema e das tecnologias de informação e promover ou realizar estudos necessários;
  • Definir e propor procedimentos operativos normalizados, transversais a todas as áreas do sistema de informação da ADSE I.P.;
  • Gerir a segurança da informação, definindo as permissões e níveis de acesso e garantindo os procedimentos de salvaguarda e sua recuperação;
  • Executar os programas emergentes dos estudos referidos na primeira alínea;
  • Propor soluções de evolução da infraestrutura de suporte tecnológico dos sistemas e redes de comunicação e elaborar propostas de aquisição de sistemas aplicacionais e de equipamentos necessários ao suporte das atividades;
  • Apoiar e acompanhar as várias fases de desenvolvimento, testes e entrada em produção das aplicações;
  • Assegurar a administração dos sistemas informáticos, da rede de comunicações e das bases de dados e garantir a sua disponibilidade e qualidade e efetuar a sua monitorização permanente;
  • Aconselhar, em colaboração com os serviços, as ações de formação necessárias à correta exploração dos recursos aplicacionais e infraestruturais disponíveis;
  • Garantir o funcionamento e disponibilidade dos meios informáticos e da rede de comunicações de dados e voz necessários ao prosseguimento das atividades e assegurar o planeamento e atualização em termos de segurança;
  • Assegurar a exploração e o processamento dos dados que integram as aplicações de produção da ADSE I.P.;
  • Prestar apoio aos utilizadores dos serviços das soluções aplicacionais, das infraestruturas informáticas e dos meios de comunicação;
  • Elaborar, gerir e controlar os contratos referentes a toda a infraestrutura informática instalada e às soluções aplicacionais;
  • Desenvolver internamente aplicações à medida das necessidades da ADSE, quer para a exploração interna quer para a exploração externa;
  • Participar no planeamento e na elaboração do relatório de atividades.

Nome: Sandra Luísa Fernandes Ferreira Pereira Neves
Local e data de nascimento: Setúbal, 22 de setembro de 1972

Habilitações Académicas

  • Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação, obtida no Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação – Universidade Nova de Lisboa, concluída em 2013.
  • Licenciatura em Informática de Gestão, obtida no Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA), Santarém, concluída em 1995.
  • Bacharelato em Informática de Gestão, obtido na Escola Superior de Gestão de Santarém, concluído em 1993.

Atividade Profissional

  • Nomeada em comissão de serviço como Diretora de Serviços de Informática da ADSE, (jan.09)
  • Nomeada em comissão de serviço como Diretora de Serviços de Informática da ADSE, em substituição, (jul.07);
  • Nomeada em comissão de serviço como Chefe de Divisão de Infra-estruturas Tecnológicas da ADSE (jan. 04 a jul. 07);
  • Especialista de Informática na Divisão de Infra-estruturas Tecnológicas do quadro da ADSE (jul.00 a dez.03)
  • Realização de estágio para acesso à categoria de Técnica Superior de Informática de 2.ª Classe do quadro da ADSE (mai.99 a mai.00);
  • Assessoria Informática para os Serviços Centrais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (out. 95 a abril 99);

Formação Profissional

  • Certificação ITIL 2011 Foundation – APMG-International (fev. 2013)
  • Frequência de diversos cursos, seminários e conferências no âmbito das tecnologias de informação, contratação pública e SIADAP.
  • Frequência do FORGEP (2259/24) de (17/09/07 a 05/12/07) no INA.

 

Chefe do Gabinete, Jorge Gomes

Email: jgomes@adse.pt
Contacto telefónico: 210059960

Compete ao Gabinete de Auditoria e Planeamento:

  • Realizar auditorias e inspeções a beneficiários, prestadores convencionados e farmácias;
  • Desenvolver ações de auditoria interna, visando a deteção de factos ou situações condicionantes da prossecução da missão da ADSE I.P.;
  • Proceder à instrução de processos de averiguações, de inquéritos, de sindicância e disciplinares de que seja incumbido;
  • Articular com a DSAB e com a DCMVD o controlo das condições em que são prestados os cuidados de saúde, no âmbito de acordos e convenções;
  • Colaborar na definição dos procedimentos de controlo da faturação dos prestadores e das farmácias;
  • Observar, sistematizadamente, o financiamento das despesas realizadas pelos beneficiários;
  • Propor medidas destinadas à melhoria da estrutura, organização e funcionamento da ADSE I.P.;
  • Elaborar estudos e pareceres ou quaisquer outras tarefas de apoio técnico especializado que lhe seja solicitado;
  • Prestar a colaboração solicitada pelas entidades judiciais e pelo Ministério Público e, bem assim, pelas entidades integradas no Sistema Nacional de Controlo Interno;
  • Elaborar, em articulação com os serviços, o plano e relatório de atividades.

 

Chefe do Gabinete, Arnaldo Botelho da Silva

Email: absilva@adse.pt
Contacto telefónico: 210059976

Compete ao Gabinete de Assessoria:

  • Prestar assessoria;
  • Elaborar estudos, informações e pareceres;
  • Proceder à análise e elaboração de projetos de diplomas legais;
  • Apoiar a intervenção do Ministério Público nas ações em que o Estado seja parte;
  • Prestar apoio técnico na celebração de contratos de aquisição de bens e serviços, protocolos, acordos e convenções;
  • Prestar apoio técnico em qualquer outro domínio;
  • Participar no planeamento e na elaboração do plano de atividades.

 

Diretora de Serviços, Alexandra Sofia Nobre Moreira

Email: alribeiro@adse.pt
Contacto telefónico: 210059970

Esta Direção de Serviços é composta por 1 Divisão:

Divisão de Relações Públicas

 

Compete à Direção de Serviços de Informação e Relações Públicas:

  • Divulgar as normas legais e processuais relativas ao sistema de proteção social;
  • Assegurar o atendimento direto aos beneficiários, através de balcões internos e externos da ADSE I.P.;
  • Prestar informações sobre o funcionamento do sistema de proteção social a beneficiários, serviços e outras entidades;
  • Promover, programar e executar campanhas de informação e de tratamento de imagem da ADSE e avaliar o respetivo impacte;
  • Responder às reclamações e sugestões, em articulação com os serviços competentes;
  • Organizar a tramitação das reclamações;
  • Emitir os formulários para a obtenção de cuidados de saúde no estrangeiro e controlar a sua validade;
  • Gerir os conteúdos do portal da ADSE I.P.;
  • Realizar as operações de receção, classificação, registo e distribuição interna da correspondência recebida, bem como assegurar a sua expedição;
  • Organizar, armazenar em suporte adequado e preservar e manter operacional o sistema de arquivo documental;
  • Assegurar a consulta e acesso aos documentos processuais em arquivo;
  • Organizar e manter o arquivo histórico;
  • Participar no planeamento e na elaboração do plano de atividades;
  • Potenciar a utilização dos instrumentos do governo eletrónico.

CONSELHO DIRETIVO

O Conselho Diretivo é composto por:

Presidente,  Carlos José Liberato Baptista
Email: pcd@adse.pt

Vogal,  Sofia Maria Lopes Portela
Email: vcd1@adse.pt

Contacto telefónico do Conselho Diretivo: 210059984

Compete ao Conselho Diretivo:

Submeter à aprovação dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da saúde, acompanhados dos pareceres do Conselho Geral e de Supervisão, os planos plurianuais de  atividade, de sustentabilidade, de atividades e o orçamento, relatório de atividades e as contas anuais.

Dirigir e acompanhar a atividade e o desempenho da ADSE, I. P., apresentando ao Conselho Geral e de Supervisão os objetivos estratégicos refletidos nos planos plurianuais.

FISCAL ÚNICO

Foi nomeado pelo Despacho n.º 8568/2017, de 12 de setembro.

Dr. José Martinho Soares Barroso
Email: soares.barroso@bdo.pt
Contacto telefónico: 210059081

CONSELHO GERAL E DE SUPERVISÃO

Presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, I.P.

Eng. João António Gomes Proença
Email: joao.proenca@adse.pt
Contacto telefónico: 210059986

O Conselho Geral e de Supervisão é composto por:

Quatro representantes eleitos por sufrágio universal e direto dos beneficiários titulares da ADSE, I. P.:

  • Francisco José dos Santos Braz
  • Dr. António José Coelho Nabarrete
  • Eng. João António Gomes Proença
  • Manuel Bernardino Cruz Ramos

Três elementos indicados pelo membro do Governo responsável pela área das finanças:

  • Dra. Anabela Vilão
  • Dra. Gina Santos Pimentel
  • Dr. Vasco Hilário

Três elementos indicados pelo membro do Governo responsável pela área da saúde:

  • Prof. Doutora Maria da Conceição Constantino Portela
  • Dr. Luís Manuel Pereira dos Santos Borrego
  • Dra. Maria Emanuel Baptista

Três representantes indicados pelas organizações sindicais mais representativas dos trabalhadores das administrações públicas:

  • FESAP – José Abraão
  • Frente Comum – Doutor Eugénio Óscar Garcia da Rosa
  • STE – Dr. José Carlos Fragoso

Dois membros indicados pelas associações dos reformados e aposentados da administração pública:

  • APre
    Dra. Maria do Rosário T. Marques Fadista Monteiro da Gama (efetivo)
    Prof. Doutor António Patrício de Sousa Betâmio de Almeida (suplente)
  • MURPI
    Isabel Maria Quintas Barata Fernandes (efetiva)
    Dr. Manuel António Pinto André (suplente)

Um elemento indicado pela Associação Nacional de Municípios Portugueses:

  • Eng.º Rui Jorge Cordeiro Gonçalves dos Santos

Um elemento indicado pela Associação Nacional de Freguesias:

  • Pedro Miguel de Sousa Barrocas Martinho Cegonho

 

Compete ao Conselho Geral e de Supervisão:

Emitir parecer prévio sobre objetivos estratégicos, planos de atividades e orçamento, planos de sustentabilidade, relatório de atividades e as contas anuais.
Supervisionar a atividade do conselho diretivo.
Emitir parecer sobre as matérias e atribuições da ADSE, I. P., bem como sobre quaisquer outros regulamentos.

O Conselho Geral e de Supervisão, funciona nos serviços da ADSE I.P., sitos na Praça de Alvalade, n.º 18 – 9.º andar.

 

Chefe do Gabinete, Dulce Maria Almeida Valente

Email: dvalente@adse.pt
Contacto telefónico: 210059065

Compete ao Gabinete de Monitorização, Controlo e Gestão da Rede:

  • Gerir a rede de prestadores convencionados;
  • Analisar a candidatura de prestadores à celebração de convenção, acordo, protocolo ou, ainda, para a prestação de novos cuidados;
  • Propor a celebração, revisão, suspensão e denúncia de convenções, acordos e contratos com prestadores de cuidados de saúde, organizar e instruir os respetivos processos;
  • Divulgar os preços dos cuidados de saúde a praticar pelos prestadores convencionados;
  • Realizar estudos sobre a prestação de cuidados de saúde, designadamente sobre os preços e novos cuidados de saúde;
  • Realizar estudos sobre o sistema de benefícios da ADSE I.P.;
  • Organizar um sistema de gestão e avaliação da atividade desenvolvida pelos prestadores convencionados bem como das farmácias, no âmbito da ADSE I.P.;
  • Organizar um sistema de gestão e avaliação do regime livre;
  • Propor as regras e os montantes das comparticipações, no âmbito do regime livre;
  • Publicar e divulgar as tabelas de comparticipações;
  • Desenvolver ações de monitorização e controle interno, visando a deteção de factos ou situações condicionantes da prossecução da missão da ADSE I.P.;
  • Realizar ações de monitorização e controle bem como inspeções a beneficiários, prestadores convencionados e farmácias;
  • Proceder à instrução de processos de averiguações, de inquéritos, de sindicância e disciplinares de que seja incumbido;
  • Articular com a DSAB e com a DCMVD o controlo das condições em que são prestados os cuidados de saúde, no âmbito de acordos e convenções;
  • Colaborar na definição dos procedimentos de controlo da faturação dos prestadores e das farmácias;
  • Prestar a colaboração solicitada pelas entidades judiciais, pelo Ministério Público e pelas entidades integradas no Sistema Nacional de Controlo Interno.