Simplex
A ADSE implementou, no âmbito do programa de medidas de modernização e simplificação administrativa – Simplex, as seguintes medidas inovadoras, visando simplificar cada vez mais a vida dos beneficiários, fomentar a eficiência na Administração Pública e garantir melhores serviços com recurso ao digital.
ADSE SEM PAPEL
Área governativa:
Modernização do Estado e da Administração Pública
Em colaboração com:
Finanças
Descrição da medida:
Eliminar a necessidade de apresentação de documentos para o reembolso de despesas em prestadores de cuidados de saúde no regime livre da ADSE, sendo a informação fornecida diretamente por estes.
Prazo de implementação previsto:
4T2020
Principais destinatários da medida:
Pessoas, Empresas e Administração Pública
Categoria:
Simplificação da vida das pessoas | Melhoria da eficiência na Administração Pública
Eixo:
Interagir uma só vez
Eventos de vida:
Saúde
Fonte:
Pontos Focais
Estado:
Terminada. O projeto foi substituído por nova medida em programa posterior (Programa Simplex 20-21; medida “ADSE mais próxima”).
[ Medida #9 ]
AUTENTICAÇÃO ADSE
Área governativa:
Modernização do Estado e da Administração Pública
Descrição da medida:
Permitir que os beneficiários da ADSE comprovem a realização de prestação de cuidados de saúde mediante autenticação a fazer no local, através do Cartão de Cidadão e da Chave Móvel Digital.
Nota: Com novo prazo de implementação devido a redefinição de âmbito do projeto inicial.
Prazo de implementação previsto:
4T2020
Principais destinatários da medida:
Administração Pública
Categoria:
Melhoria da eficiência na Administração Pública
Eixo:
Digital por omissão
Eventos de vida:
Saúde
Fonte:
Processo de Consulta Interna na Administração Pública
Estado:
A medida encontra-se concluída: Foi comunicado aos prestadores da rede convencionada que, para além da validação com o Cartão do Cidadão, a ADSE passará também a aceitar, a autenticação através de Chave Móvel Digital.
A entrada em produção, coincidirá com a entrada em vigor das novas tabelas da ADSE e à medida que os prestadores venham a implementar esta forma de autenticação nos seus sistemas informáticos.
[ Medida #60]
ADSE MAIS PRÓXIMA
Área governativa:
Modernização do Estado e da Administração Pública
Descrição da medida:
Facilitar a receção de pedidos de reembolso sem recurso a documento físico de suporte, através dos seguintes canais:
- Online: ADSE Direta para beneficiários e entidades empregadoras
- Presencial: Lojas presenciais ADSE, na Região Autónoma da Madeira, na Região Autónoma dos Açores
- Quiosque: Através de quiosques dedicados a disponibilizar em localizações chave.
Prazo de implementação previsto:
4T2021
Principais destinatários da medida:
Cidadãos
Eixo/Categoria:
Melhor Serviço Público | Reforçar a proximidade às pessoas e ao território
Eventos de vida:
Lidar com problema de saúde (Cidadãos)
Fonte:
Oficinas de Participação
Estado:
- Online: ADSE-Direta para beneficiários e entidades empregadoras (concluído)
- Presencial: Lojas presenciais ADSE, na Região Autónoma da Madeira, na Região Autónoma dos Açores. (concluído)
- Quiosque: Através de quiosques dedicados a disponibilizar em localizações chave (concluído).
Para já ainda apenas com Quiosques em Alvalade 18:
[ Medida #75 ]