Vote eletronicamente de 28 a 30 nov. – Assista ao vídeo tutorial!

25/11/2022

Escolha votar comodamente, a partir da sua casa ou de qualquer lugar, entre as 9h do dia 28 até às 17h do dia 30 de novembro (em contínuo), através de qualquer equipamento com acesso à internet: computador, tablet, telemóvel…

Para tal, assista ao vídeo tutorial ou siga estes 3 passos:

  1. Aceda à plataforma de votação e autentique-se
  • Aceda ao link https://certvote.com/adse2022
  • No campo “ID de votante” coloque o seu número de beneficiário da ADSE: NÃO introduza nem os zeros à esquerda, nem as letras à direita!
  • No campo “Senha”, introduza o PIN, secreto e individual, que recebeu por carta ou por email
  • Clique no botão “Autenticar” para aceder ao Boletim de Voto.
  1. Vote
  • Escolha a lista da sua preferência, clicando no quadrado que se apresenta antes da letra e nome/lema da lista em que deseja votar. O quadrado ficará preenchido com uma CRUZ (X).
  • De seguida, clique no botão “Seguinte”, no canto inferior direito.
  • Se não escolher nenhuma lista, votará em branco.
  1. Confirme e submeta
  • Confirme o resumo da votação no quadro que aparece no ecrã e clique no botão “Submeter voto”.
  • Depois de submeter o Boletim de Voto, visualizará a mensagem “Votação submetida com sucesso”, com a data e hora da votação.
  • Se pretender alterar o seu voto, clique no botão “Anterior”. Outra opção é clicar diretamente sobre o boletim, carregando sobre o nome.
  • Clique no botão “Sair”, no canto inferior direito.

ASSISTA AO VÍDEO TUTORIAL AQUI.

Saiba ainda que:

  1. Em caso de não receção, extravio ou perda do seu PIN, pode rapidamente obter um novo durante os dias de votação eletrónica. Perceba como aqui.
  2. Se o email é a forma habitual e autorizada por si para a ADSE comunicar/contactar consigo, recebeu por email do remetente “Certvote” entre os dias 18 e 21 de novembro o seu PIN pessoal e secreto de acesso à plataforma de votação online. Não deixe de o procurar também no spam!
  3. Se não autorizou a ADSE a comunicar consigo através de email, o seu PIN é número que consta na carta que lhe foi enviada pela ADSE por correio postal, no canto superior direito da carta. Consulte o exemplo aqui.
  4. Não receie em votar digitalmente. A plataforma Certvote, pertencente à Multicert e tem sido utilizada em múltiplos atos eleitorais de elevada dimensão em Portugal. É certificada, segura e muito intuitiva!
  5. Tenha presente que existem facilidades informáticas cedidas pelas Regiões Autónomas para poder votar eletronicamente, em horário de expediente, em equipamentos informáticos disponibilizados pelas Regiões Autónomas e aceites pela Comissão Eleitoral, nos seguintes locais:

Região Autónoma dos Açores

> Ilha da Graciosa: Loja de Santa Cruz da Graciosa, Serviços de Ambiente da Ilha Graciosa, na Rua Vítor Gordon, 11, 98880-390, Santa Cruz da Graciosa;

> Ilha das Flores: Loja de Santa Cruz das Flores, Ed. Anexo da Delegação das Obras Públicas de Sta Cruz, Praça Marquês de Pombal, 9970-320, Santa Cruz das Flores;

> Ilha de Santa Maria: Loja de Vila do Porto, Hotel Praia do Lobo, loja RIAC, Rua do Mercado, 9580-525 Vila do Porto;

> Ilha de S. Jorge: Loja das Velas, Rua da Gruta, 9800-533 Velas;

> Ilha do Corvo: Loja do Corvo, Edifício Multisserviços, Rua do Jogo da Bola, 9980-024 Corvo;

> Ilha do Pico: Loja da Madalena, Largo Cardeal Costa Nunes, n.º 12B, 9950-324 Madalena;

> Ilha do Faial: Delegação da Divisão de Administração, Passaportes e Licenças no Faial, Colónia Alemã, 9900-14 Horta;

Região Autónoma da Madeira

> Ilha do Porto Santo: Direção Regional da Administração Pública do Porto Santo.

 

Consulte o Aviso publicado aqui.

Voltar