É o sistema de acesso a cuidados de saúde em que o beneficiário recorre a médicos e entidades (não integradas no SNS) com os quais a ADSE tem acordos ao abrigo de um contrato (convenção).

O desconto é imediato
Só paga o encargo do beneficiário.

Mais perto de si
Maior cobertura de serviços médicos convencionados, em todo o território nacional.

É mais cómodo
Não tem que entregar os documentos de despesa para reembolso.

É mais transparente
Pode consultar todos os cuidados de saúde realizados na REDE ADSE através de “O meu acesso aos prestadores convencionados”, disponível na ADSE DIRETA.

oqueearede

A Rede ADSE é constituída por prestadores convencionados sujeitos a determinadas regras, procedimentos e tabelas de preços.

Os prestadores cobram o valor correspondente ao encargo do beneficiário, definido na respetiva Tabela Regime Convencionado.

O prestador pode identificar o beneficiário através da apresentação de:

  • Cartão de beneficiário ou declaração de direitos emitida pela ADSE
  • Documento de identificação civil, com fotografia, devendo nesta situação, validar os direitos do beneficiário através da consulta à ADSE DIRETA

O beneficiário deve exigir sempre a emissão do documento comprovativo do encargo, não sendo este objeto de reembolso por parte da ADSE.

 Médicos Rede

A REDE ADSE mais perto de si.
Pesquise, de acordo com a localização geográfica que mais lhe convém, os serviços médicos de que necessita.

Aceda aqui

A celebração de novas convenções procura privilegiar os prestadores que:

  • Evidenciam a maior preferência dos beneficiários, medida pelo número de pedidos de reembolso (regime livre)
  • Aportem mais-valia à rede
  • Melhorem a cobertura geográfica, alargando a distribuição regional

A convenção privilegia a qualidade da prestação pelo que na sua celebração é exigido o licenciamento emitido pelas entidades responsáveis do Ministério da Saúde e, para os profissionais, a inscrição nas respetivas Ordens profissionais.

O sucesso ou insucesso da convenção é determinado pela aceitação dos beneficiários que, por sua vez, reflete a eficácia do prestador.

A convenção da ADSE apenas estabelece regras de funcionamento, de modo a proporcionar boas condições de acesso e de preço ao beneficiário, havendo o cuidado em respeitar os compromissos com o prestador, pela contrapartida da sua prestação, sem qualquer vertente de subsidiação estatal. A ADSE, em momento algum, compromete níveis de prestação, nem interfere na afetação dos beneficiários aos locais de prestação.

E será sempre de recordar que o financiamento do Estado aos prestadores não é uma forma de subsidiação, tão só constitui a contrapartida dos serviços que presta.

O acesso ao formulário eletrónico para formalização de candidatura requer um processo de autenticação, suportado pelo sistema do Portal da Finanças, da responsabilidade da Autoridade Tributária e Aduaneira, pelo que deverá ser utilizado o número de contribuinte e a respetiva palavra-chave.

Os prestadores interessados na convenção com a ADSE têm que formalizar a sua candidatura em Pedido de Convenção.

 comofunciona