50+: Prevenir quedas começa com movimento

Sabia que as quedas são uma das principais causas de lesão a partir dos 50 anos? Um simples tapete solto ou escada mal iluminada pode ser um risco. Mas com alguns cuidados, pode reforçar a sua segurança e autonomia.

Cuidados no dia a dia:

  • Remova tapetes ou use antiderrapantes
  • Ilumine bem corredores e escadas
  • Use calçado fechado e estável
  • Mantenha a casa organizada e sem obstáculos

Movimento é prevenção:
A prática regular de exercícios ajuda a manter a força muscular, o equilíbrio e a coordenação.

A Direção-Geral da Saúde recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana para adultos com mais de 50 anos. Comece com passos pequenos e consistentes.

Deve procurar uma atividade de que goste ou, por exemplo, fazer algumas caminhadas. Seja qual for o exercício escolhido, comece sempre pelo aquecimento, que é muito importante para evitar lesões.

Consulte o seu profissional de saúde antes de iniciar qualquer plano de exercícios — para garantir que é adequado às suas necessidades.

Saiba mais:

Mais notícias