Coma bem, para viver melhor
Hoje, Dia Mundial da Alimentação, relembramos o impacto que a alimentação tem na nossa saúde. Coma bem, para viver melhor.
Somos aquilo que comemos. Atualmente, em Portugal, os hábitos alimentares inadequados são o terceiro principal fator de risco que mais contribui para o total de anos de vida saudável perdidos, nomeadamente devido a doenças metabólicas, doenças do aparelho circulatório e neoplasias (GDB, 2017).
Dentro dos hábitos alimentares, o baixo consumo de cereais integrais, o baixo consumo de fruta e o baixo consumo de frutos oleaginosos e sementes, destacam-se como os 3 principais fatores que contribuem para a perda de anos de vida saudável.
A alimentação saudável pressupõe que esta deva ser completa, variada e equilibrada, proporcionando a energia adequada e o bem-estar físico ao longo do dia.
Alimentos ricos em fibra como produtos hortícolas, frutos, cereais e leguminosas, vitaminas, sais minerais e com baixo teor de gordura devem ser os “alimentos base” do quotidiano para uma alimentação saudável.
A dieta mediterrânica
A dieta mediterrânica representa um modelo alimentar equilibrado e completo com inúmeros benefícios para a saúde. Assenta no consumo abundante de fruta, vegetais, pescado e no uso de azeite como principal gordura. A dieta mediterrânica, privilegia ca utilização de alimentos tradicionais e da época, confecionados através de práticas culinárias simples, a atividade física diária e o convívio.
Quais os benefícios da dieta mediterrânica simples?
A simplicidade das refeições mediterrânicas no dia a dia é geralmente sinónimo de uma alimentação mais saudável, de base vegetal e com gordura saudável, reduzindo o risco de doença coronária ou diabetes tipo II.
Aproveite as parcerias do programa ADSE + Vantagem > Almentação, para poder comer fora, saudavelmente.
Saiba mais em: SNS24 > Alimentação saudável e PNPAS > Alimentação e saúde