A ADSE celebra o Cinquentenário em 2013
Em 27 de Abril de 1963, foi criada a “Assistência na Doença aos Servidores Civis do Estado” e, assim, surgiu a ADSE que se tornou uma marca distintiva e consolidada.
No decurso das cinco décadas da sua existência, os serviços que prestou têm contribuído para prestigiar a Administração Pública, com um elevado espírito de dedicação, qualidade e respeito pelos valores do serviço público, sendo atualmente uma referência no setor da saúde.
Desde logo, a ADSE identifica-se como uma instituição, com uma missão dirigida aos trabalhadores em funções públicas, que soube ajustar-se às transformações próprias da evolução da sociedade, adequando os seus objetivos, métodos e organização aos novos desafios com que foi sendo confrontada, muito considerando as novas exigências dos seus beneficiários e as especificidades próprias das conjunturas política, económica e social.
Quando celebra o seu cinquentenário, a ADSE assume caraterísticas muito distintas das que estiveram na sua génese, fruto de um processo de ajustamento, também estrutural, orientado para prestar o melhor serviço e a garantir a sustentabilidade dos seus recursos financeiros.
Atualmente, a ADSE é também um domínio de grande dimensão onde se relaciona um expressivo número de prestadores com o universo de beneficiários. A complementaridade dos seus interesses muito contribuiu para moldar as características da ADSE.
A ADSE evidencia-se no setor da saúde português também pela natureza do seu financiamento, muito especialmente pelo expressivo contributo dos seus beneficiários, através da retenção de valores nas suas remunerações e pensões, para além do copagamento do preço dos atos e cuidados de saúde.
Este contributo é função do nível remuneratório de cada beneficiário titular, uma característica social relevante.
Mas a ADSE tornou-se um pilar de confiança solidária para os beneficiários. A natureza pública da Direção-Geral é uma garantia que justifica a entrega do contributo financeiro dos beneficiários, a afetar aos prestadores, como contrapartida de um serviço e na razão da livre escolha do beneficiário.
50 anos a prestar um serviço de apoio e proteção na doença aos trabalhadores a exercer funções públicas, de forma reconhecida, a par do mérito dos seus parceiros, são um exemplo de afirmação na sociedade.
50 anos que orgulham todos aqueles que participam proactivamente no quadro dimensional da ADSE, de forma a manter o elevado espírito de missão, a desenvolver a oferta da prestação e a otimizar o esforço financeiro, potenciando a acessibilidade aos cuidados de saúde, de forma eficaz e com qualidade.