Novembro Azul: Um homem prevenido, faz prevenção a sério
O cancro da próstata é, atualmente, o mais frequente no homem.
Estima-se que em Portugal, durante o ano 2022, tenham surgido 7.529 novos casos de cancro da próstata. É o tumor mais frequente nos homens e a terceira causa de morte oncológica em Portugal.
O cancro da próstata é uma doença geralmente silenciosa, de evolução lenta. Tendo isto em conta, os seus sintomas podem demorar anos até se manifestarem. De qualquer forma, os sintomas associados a alguns casos de cancro da próstata podem manifestar-se inicialmente através de perturbações a nível da micção:
- Incapacidade em urinar
- Urinar mais frequentemente, especialmente durante a noite
- Urinar em pequenas quantidades
- Sentir dor pélvica ou ter incontinência urinária
- Urinar sangue.
Além destes sintomas, podem existir outros sintomas menos frequentes como:
- Presença de sangue no sémen
- Dor frequente na parte de baixo das costas, quadris e da parte alta dos músculos
- Dor ao ejacular;
É importante um diagnóstico precoce
O cancro da próstata pode ser diagnosticado através de exames médicos específicos, como sejam a realização de um exame digital (com palpação da próstata através de toque retal) e de uma análise sanguínea a um marcador, o PSA (Antígeno Específico da Próstata). Com estes exames é possível detetar-se a doença antes do aparecimento dos sintomas.
Como em todas as doenças oncológicas, o diagnóstico precoce é fundamental para melhores resultados do tratamento, melhor e maior sobrevivência e menor probabilidade de morte. É uma doença geralmente silenciosa, de evolução lenta e assintomática, na qual, o aparecimento de sintomas pode ser sinal de doença avançada.
Se tem mais de 45 anos, procure informação junto do seu médico assistente.
Saiba mais sobre a prevenção do cancro da próstata em www.ligacontracancro.pt/novembroazul