Simplex

Simplificação da vida das pessoas | Melhoria da eficiência na Administração Pública.

O SIMPLEX integra medidas de simplificação, modernização e inovação, consagrando o digital como regra de atuação enquanto forma de melhorar a qualidade dos serviços públicos, centradas em eventos de vida relevantes para as pessoas e das empresas. 

ADSE implementou, no âmbito do programa de medidas de modernização e simplificação administrativa – Simplex, as medidas inovadoras elencadas em baixo, visando simplificar cada vez mais a vida dos beneficiários, fomentar a eficiência na Administração Pública e garantir melhores serviços digitais.

ADSE SEM PAPEL

Área governativa:
Modernização do Estado e da Administração Pública

Em colaboração com:
Finanças

Descrição da medida:
Eliminar a necessidade de apresentação de documentos para o reembolso de despesas em prestadores de cuidados de saúde no regime livre da ADSE, sendo a informação fornecida diretamente por estes.

Prazo de implementação previsto:
4T2020

Principais destinatários da medida:
Pessoas, Empresas e Administração Pública

Categoria:
Simplificação da vida das pessoas | Melhoria da eficiência na Administração Pública

Eixo:
Interagir uma só vez

Eventos de vida:
Saúde

Fonte:
Pontos Focais

Estado:
Terminada. O projeto foi substituído por nova medida em programa posterior (Programa Simplex 20-21; medida “ADSE mais próxima”).

[ Medida #9 ]


AUTENTICAÇÃO ADSE

Área governativa:
Modernização do Estado e da Administração Pública

Descrição da medida:
Permitir que os beneficiários da ADSE comprovem a realização de prestação de cuidados de saúde mediante autenticação a fazer no local, através do Cartão de Cidadão e da Chave Móvel Digital.
Nota: Com novo prazo de implementação devido a redefinição de âmbito do projeto inicial.

Prazo de implementação previsto:
4T2020

Principais destinatários da medida:
Administração Pública

Categoria:
Melhoria da eficiência na Administração Pública

Eixo:
Digital por omissão

Eventos de vida:
Saúde

Fonte:
Processo de Consulta Interna na Administração Pública

Estado:
A medida encontra-se concluída: Foi comunicado aos prestadores da rede convencionada que, para além da validação com o Cartão do Cidadão, a ADSE passará também a aceitar, a autenticação através de Chave Móvel Digital.

A entrada em produção, coincidirá com a entrada em vigor das novas tabelas da ADSE e à medida que os prestadores venham a implementar esta forma de autenticação nos seus sistemas informáticos.

[ Medida #60]

ADSE MAIS PRÓXIMA

Área governativa:
Modernização do Estado e da Administração Pública

Descrição da medida:
Facilitar a receção de pedidos de reembolso sem recurso a documento físico de suporte, através dos seguintes canais:

  • Online: ADSE Direta para beneficiários e entidades empregadoras
  • Presencial: Lojas presenciais ADSE, na Região Autónoma da Madeira, na Região Autónoma dos Açores
  • Quiosque: Através de quiosques dedicados a disponibilizar em localizações chave.

Prazo de implementação previsto:
4T2021

Principais destinatários da medida:
Cidadãos

Eixo/Categoria:
Melhor Serviço Público | Reforçar a proximidade às pessoas e ao território

Eventos de vida:
Lidar com problema de saúde (Cidadãos)

Fonte:
Oficinas de Participação

Estado: 

  • Online: ADSE-Direta para beneficiários e entidades empregadoras (concluído)
  • Presencial: Lojas presenciais ADSE, na Região Autónoma da Madeira, na Região Autónoma dos Açores. (concluído)
  • Quiosque: Através de quiosques dedicados a disponibilizar em localizações chave (concluído).
    Para já ainda apenas com Quiosques em Alvalade 18:

[ Medida #75 ]