Evite que o seu pedido de reembolso seja inviabilizado
O reembolso ou comparticipação de despesas é um processo em que o beneficiário solicita à ADSE que lhe devolva parte do valor pago por cuidados de saúde. No entanto, há certas circunstâncias que podem inviabilizar o reembolso de despesas. Destacamos as seguintes:
- Comprovativo de despesa que não contenha cabalmente: a identificação do prestador dos cuidados de saúde e NIF; o número do documento de despesa, data de emissão e valor total dos cuidados recebidos; a identificação clara dos cuidados de saúde realizados e respetivos valores; o NIF do beneficiário
- Documentos de despesa escritos manualmente
- Consulta efetuada por paramédico ou técnico
- Cuidados de saúde que não se enquadram no âmbito da Tabela do Regime Livre
- Despesas com medicamentos
- Cuidados de saúde prestados por entidade que não possui licença de funcionamento emitida pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS)
- Despesas que ultrapassam a quantidade máxima de comparticipações permitidas, dentro do prazo estabelecido
- Pagamentos parcelares do mesmo cuidado de saúde
- Atos de medicina física e de reabilitação realizados por profissionais não habilitados (só são admitidos médicos fisiatras, ou médicos no domínio das suas especialidades, ou fisioterapeutas legalmente habilitados).
Saiba ainda:
Como pedir o reembolso
Simulador de reembolsos
Processo de pagamento do reembolso