Reembolsos


Processo de Pagamento do Reembolso

O reembolso é pago ao:

  • Beneficiário titular
  • Representante legal ou voluntário
  • Beneficiário familiar, se o beneficiário o requerer e justificar perante a ADSE, I.P.

O pagamento do reembolso é feito por transferência bancária para o IBAN registado na base de dados da ADSE. Por isso, confirme se tem os seus dados atualizados, nomeadamente o NIB.

FASE 1 – ENVIAR PEDIDO

Para saber o estado de um pedido de reembolso na sua fase inicial e poder ir acompanhando a mudança de estado/situação do pedido deve:

  1. Entrar na ADSE Direta
  2. Clicar em Enviar Pedido de Reembolso
    Nesta fase, o pedido de reembolso:
    – Está visível só na opção “Enviar Pedido de Reembolso” da ADSE Direta
    – Não está visível na opção “Histórico de Pedidos de Reembolso” na ADSE Direta
    – Não está visível na opção “Pedidos de Reembolso” na app MyADSE

Nesta fase, quais os estados dos seus pedidos e o que significam

  • Após preencher os dados do pedido e clicar em Guardar, o pedido muda para o estado “Guardado
  • Após anexar as imagens dos documentos e clicar em Confirmar, o pedido muda para o estado “Confirmado
    (se não clicar em “Confirmar”, receberá um email de alerta para confirmar o seu pedido)
  • Depois de confirmado, o pedido é enviado para a ADSE para verificação dos dados preenchidos e da qualidade das imagens
  • Se os dados e imagens enviados forem aceites pela ADSE, o pedido passa para o estado “Recebido“.  Caso contrário, o pedido passa para o estado “Rejeitado

FASE 2 – PEDIDO RECEBIDO

Quando os dados e imagens enviados pelo beneficiário são aceites pela ADSE (poucos dias depois da mudança para o estado “Recebido”), o beneficiário titular já consegue visualizar mais informação sobre o pedido usando as opções:

Clique no pedido de reembolso pretendido para ver mais detalhes no campo “Estado/Situação”. Se os dados enviados estiverem incompletos ou incorretos, será necessário aguardar mais alguns dias para esses dados serem recolhidos na ADSE.

Nesta fase, quais os estados do seu pedido e o que significam

  • Enquanto aguarda triagem ou codificação, o pedido aparece no estado
    Em processamento – Documento aguarda triagem ou codificação
  • A fatura associada ao pedido de reembolso é então analisada e são atribuídos manualmente os códigos individuais (da tabela de cuidados de saúde de regime livre) a cada um dos cuidados de saúde na fatura.
    Terminada a codificação, o estado passa a “Codificado – Documento codificado com cuidados de saúde
  • Após a aprovação do pagamento do reembolso, o estado passa a “Tesouraria – Comparticipação aprovada; aguarda ordem de pagamento” e o pedido fica a aguardar a entrada numa ordem de pagamento.
  • Após o pedido entrar numa ordem de pagamento, o estado passa a “Pronto para pagamento – Aguarda transferência bancária
  • É então enviada a indicação ao banco para proceder ao pagamento do reembolso por transferência bancária para o IBAN do beneficiário titular ou representante legal. O estado do pedido passa a “Pago – Transferência bancária confirmada
    Nessa altura, o pedido de reembolso é considerado concluído.  

Outros estados possíveis:

Os estados referidos acima aplicam-se à maioria dos pedidos de reembolso do regime livre que são recebidos na ADSE. No entanto, existem mais estados que se prendem com anomalias, rejeições ou outras situações específicas como, por exemplo: Imagens rejeitadas por falta de qualidade; falta da prescrição relativa à fatura; IBAN omisso nos dados do beneficiário titular; falta do NIF nos dados de um beneficiário familiar; é necessário efetuar uma habilitação de herdeiros; é necessário efetuar uma correção, retificação ou reposição, etc.

Estas situações são comunicadas por email/carta ao beneficiário titular e incluem indicações sobre como deverá ser resolvida a situação.

Notificações via email

O beneficiário vai sendo notificado das fases relevantes do pedido/processo de reembolso através do email registado na ADSE.
Se o pedido de reembolso foi submetido pela entidade empregadora, será esta a receber as notificações do estado do processo (a não ser que o beneficiário tenha privilegiado o email).

Pedidos de esclarecimento

Caso a informação disponível não seja suficiente, qualquer questão pessoal sobre pedidos de reembolso deve ser remetida através do Atendimento Online, escolhendo o assunto “Reembolsos de regime livre”.

A declaração para efeito de complemento de reembolso serve para efeitos de complemento do reembolso por parte de uma entidade privada (por exemplo, seguro de saúde).

Após o pagamento do reembolso por parte da ADSE, a declaração para efeito de complemento de reembolso fica disponível na ADSE Direta, em Histórico de Pedidos de Reembolso. Consulte aqui para saber como fazer.

Em alternativa, a declaração para complemento de reembolso de um determinado ato ou cuidado de saúde também pode ser solicitada pelo beneficiário titular, familiar sobrevivo ou representante legal, através:

O pedido da declaração deve mencionar o nome e número de beneficiário a quem foram prestados os cuidados de saúde, o número do documento de despesa, data e valor do mesmo.

Se decorreram vários meses desde que entregou o pedido de reembolso ou a fatura permanece há bastante tempo no estado “Em Processamento”, na ADSE Direta, solicite esclarecimentos utilizando um dos seguintes meios:

Para facilitar a análise da sua situação, esteja na posse dos seguintes documentos:

  • Número de beneficiário
  • Fotocópia do documento de despesa
  • Registo do correio (caso tenha enviado a fatura por carta registada)
  • Talão comprovativo de entrega (caso tenha entregue a fatura na Loja ADSE ou nos Espaços Cidadão)
  • Fotocópia do protocolo (caso tenha entregue a fatura na entidade empregadora)

O direito ao reembolso liquidado prescreve no prazo de um ano a contar da data em que é colocado a pagamento. Para acautelar esta situação, mantenha o seu IBAN sempre atualizado nos serviços da ADSE acedendo à sua área reservada na ADSE Direta ou na App MyADSE e solicitando-o no Atendimento Online.