Dia Mundial do Cancro – Unidos Por Cada Um

O Dia Mundial do Cancro é uma efeméride internacional celebrada anualmente a 4 de fevereiro. Visa aumentar a consciencialização relativamente ao cancro, e encorajar a sua prevenção, deteção precoce e tratamento adequado.

Estima-se que, em 2050, serão diagnosticados 35 milhões de novos casos de cancro, um aumento de 77% face a 2022.

Porquê assinalar este dia?
 É urgente travar esta tendência. Mais ainda, quando mais de um terço dos casos de cancro pode ser prevenido, e outro terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado adequadamente. 

Ao implementar estratégias apropriadas, incluindo vacinação, programas de deteção precoce e tratamento atempado, podem ser salvas até 3,7 milhões de vidas todos os anos. 

A Liga Portuguesa Contra o Cancro defende que, apesar da expressividade dos números, é necessário não esquecer as pessoas e a sua jornada.

O mote para 2025 é “Unidos Por Cada Um”, que enfatiza a importância dos cuidados personalizados e centrados nas pessoas, destacando histórias e experiências individuais, para fomentar uma abordagem compassiva, mas eficaz, em que os sistemas de saúde consideram as circunstâncias únicas de cada pessoa.

É urgente travar esta tendência!

O cancro não é um simples diagnóstico médico. É uma questão profundamente pessoal, a que está associada uma história única, de luto, dor, esperança, cura, resiliência e amor.
E toca a cada um de nós. Quase todos conhecemos alguém que foi, é, ou será diretamente afetado pelo cancro.

Agir para prevenir

NÃO FUME!
O principal fator de risco para contrair cancro do pulmão, o mais mortal na Europa, com um número de óbitos que supera os cancros da mama, próstata e colorretal juntos.

NÃO BEBA!
Limitar o consumo de álcool reduz o risco de contrair doença oncológica como o cancro da boca, do esófago e da mama.

PRATIQUE EXERCÍCIO E CUIDE DA SUA ALIMENTAÇÃO!
A prática regular de exercício físico e a manutenção de um peso saudável reduzem o risco de vários tipos de cancro, incluindo no cólon e no rim.

PROTEJA-SE DO SOL, EVITE A EXPOSIÇÃO SOLAR NAS HORAS DE MAIOR CALOR E NÃO FREQUENTE SOLÁRIOS!
Reduzir a exposição à radiação ultravioleta do sol e solários pode prevenir o cancro da
pele.

VACINE-SE!
As infeções crónicas estão na origem de cerca de 16% dos cancros a nível mundial.
As vacinas contra os vírus da Hepatite B e do Papiloma Humano protegem contra os cancros do fígado e do colo do útero.

PARTICIPE NOS PROGRAMAS DE RASTREIO!
Participar nos programas de rastreio – cancro da mama, cancro do colo do útero e cancro colorretal – aumenta significativamente as taxas de sobrevivência da população.

Saiba mais em Liga Portuguesa Contra o Cancro > Dia Mundial do Cancro

Mais notícias