Recomendações para evitar suspensão ou rejeição dos pedidos de reembolso

No Regime Livre, quando não existe comparticipação direta da ADSE junto do prestador, os beneficiários podem solicitar o reembolso do valor da comparticipação correspondente, de acordo com as regras estabelecidas para cada ato de saúde realizado e que esteja sujeito a comparticipação.

Para que os seus pedidos de reembolso sejam aceites, sem contratempos e processados o mais rapidamente possível, é fundamental:

✔ Cumprir as regras e apresentar toda a documentação necessária

Antes de submeter o pedido, confirme qual a documentação exigida e as condições aplicáveis para o ato em causa.
Utilize o Simulador de Reembolsos para verificar facilmente quais os documentos necessários e regras específicas, de acordo com cada ato, ou consulte a Tabela de Preços e Regras do Regime Livre.

✔ Seguir corretamente o passo a passo

Idealmente, a submissão deve ser feita através da ADSE Direta ou da aplicação MyADSE. Para tal, deve previamente autorizar a ADSE a comunicar consigo por email.
Consulte aqui os guias “passo a passo” dos pedidos de reembolso nas plataformas da ADSE: Como pedir o reembolso

✔ Manter os seus dados atualizados

É muito importante garantir que o seu NIB/IBAN e contactos estão corretos. Só assim terá a certeza de receber todas as notificações relacionadas com o processo e o valor a reembolsar.
Veja como atualizar os seus dados: Atualização de dados

✔ Acompanhar o estado do pedido

Após a submissão, pode acompanhar todas as etapas do processo — desde a receção da documentação até ao pagamento.

Tenha em atenção que o tempo de processamento do reembolso, pode variar de acordo com a complexidade de análise de cada processo.
Saiba mais: Processo de pagamento do reembolso

Dica: Antes de submeter o seu pedido de reembolso online, confirme sempre que todos os documentos estão legíveis, no formato correto e associados ao beneficiário certo. Isso evita que o pedido seja suspenso ou rejeitado.

Qualquer dúvida respeitante aos pedidos de reembolso deve contactar a ADSE através do Atendimento Online, selecionando a opção “Reembolsos do Regime Livre”, onde uma equipa capacitada para o ajudar, responderá com a maior brevidade possível.

A ADSE está consigo!

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