Asma nas crianças. Como prevenir as crises?
A asma é uma doença inflamatória muito frequente na infância e adolescência. Deve-se a um estreitamento dos brônquios, o que dificulta a saída do ar durante o ato de expirar (saída de ar dos pulmões). Muitas crianças deixam de ter sintomas entre os 3 e os 5 anos.
Se o seu filho tem asma, saiba que pode fazer uma vida normal. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, «um doente asmático controlado tem uma vida totalmente normal, como a de um não asmático».
Como prevenir as crises de asma?
Uma das formas mais eficazes de prevenir as crises é não expor a criança a fatores que lhe podem desencadear uma crise. Por exemplo, a exposição a:
- Fumo do tabaco
- Alérgenos como ácaros ou pó doméstico
- Se a criança for alérgica a algum animal, evite o contacto.
E o exercício físico?
O exercício físico pode ser um dos fatores desencadeantes dos sintomas de asma, por exemplo, durante as aulas de educação física. Mas o exercício físico/desporto pode e deve ser praticado por uma criança com asma. Para que tudo corra bem, deve ter em conta o seguinte:
- É necessário que a asma esteja bem controlada e fazer a medicação prescrita pelo médico
- O exercício deve ser adaptado. Nas aulas de Educação Física, deve começar por corridas rápidas e curtas e não por uma corrida prolongada. Sempre que surjam queixas durante o exercício, este deve ser parado e só retomado quando houver resolução dos sintomas.
Saiba mais em: SNS24 e Sociedade Portuguesa de Pneumologia