Sou Beneficiário
O que é a ADSE Direta
A ADSE Direta é uma plataforma digital que agrega um conjunto de serviços de acesso reservado, disponível em www.adse.pt/ar.
A plataforma reúne informação essencial sobre a gestão dos cuidados de saúde prestados pela ADSE ao beneficiário e facilita a partilha dessa informação com o próprio beneficiário.
A área pessoal da ADSE Direta é a forma de acesso do beneficiário à sua informação de saúde no âmbito da ADSE, de forma segura, através do meio de autenticação da Autoridade Tributária ou com uma senha criada pelo próprio para este efeito na ADSE Direta.
Através da ADSE Direta o beneficiário tem acesso à sua informação em qualquer lugar e a qualquer momento.
Funcionalidades
Os serviços disponíveis na área pessoal do beneficiário possibilitam a consulta, a gestão e o acompanhamento dos dados de saúde de forma fácil, centralizada e reservada, nomeadamente:
Atendimento Online
Canal digital onde os beneficiários podem formular os seus pedidos de esclarecimento e partilhar as suas sugestões com os serviços da ADSE.
Dados Pessoais
Área onde os beneficiários podem consultar e alterar os seus dados pessoais e dos seus familiares.
Cartão Digital
Área onde os beneficiários podem aceder ao seu cartão digital da ADSE, bem como aos dos seus familiares.
Enviar Pedido de Reembolso
Área onde os beneficiários podem enviar os pedidos de reembolso de forma totalmente digital, sem envio de papel, mais cómoda, mais prática e com um reembolso mais rápido
Enviar Documentos Digitalizados
Área onde os beneficiários podem enviar um ou mais documentos que estejam em falta e que tenham sido solicitados pela ADSE, para complementar um Pedido de Reembolso que se encontre suspenso, desbloqueando assim o processo.
Histórico de Pedidos de Reembolso
Área onde os beneficiários podem consultar, de forma detalhada, todos os seus pedidos de reembolso efetuados desde 2005, verificar o seu estado (por exemplo, se já foram pagos), o valor do reembolso pago e aceder à declaração de complemento de comparticipação.
Limites no Regime Livre
Área onde os beneficiários podem consultar quais os cuidados de saúde que já usufruíram e que têm limites de utilização (uma dada quantidade num dado período de tempo), bem como os respetivos limites, qual a quantidade já usufruída e a ainda disponível. Se da lista não constar qualquer cuidado de saúde, significa que, à data, não há registo de consumos e tem todo o plafond disponível.
Histórico de Acesso à Rede
Área onde os beneficiários podem consultar todos os seus acessos à Rede ADSE e cuidados de saúde usufruídos, de forma detalhada, desde 2013, bem como o respetivo valor do encargo do beneficiário e da ADSE.
Descontos
Área onde os beneficiários podem consultar, de forma detalhada, desde 2012 todos os descontos efetuados e reportados à ADSE.
Posição Global
Área onde os beneficiários podem consultar o valor anual dos descontos efetuados e reportados à ADSE, bem como os encargos com cuidados de saúde na Rede ADSE e em Regime Livre (por parte do beneficiário e da ADSE), desde 2014.
Emitir Documento Único de Cobrança (DUC)
Área onde os beneficiários poderão emitir o DUC, (Documento Único de cobrança) para o respetivo pagamento do Desconto, só disponível nas situações de direitos aplicáveis.
Declaração para IRS (Cuidados de Saúde)
Área onde os beneficiários podem aceder à declaração anual para efeitos de IRS relativamente a cuidados de saúde reembolsados no ano, desde 2005.
Declaração para IRS (Descontos)
Área onde os beneficiários, que entregam ou tenham entregue durante o ano, descontos à ADSE através de DUC ou através de outros meios, podem aceder à declaração anual para efeitos de IRS relativamente a esses pagamentos efetuados, desde ano de 2013.
Pode consultar o “Manual de Utilização da ADSE Direta para Beneficiários” na página “Documentos Úteis“.
Entrar na ADSE Direta.